Cuidados básicos com o carro – Parte I

Na ordem de importância para um homem – salvo em alguns casos – sempre é essa: Carro, bebida, mulher, 1º,2º e 3º respectivamente. Claro, isso pode variar dependendo da situação do relacionamento. Mas, normalmente, o carro é o que um homem tem de mais importante em questões materiais.E como todo equipamento, um automóvel necessita de alguns cuidados básicos  para ele ter uma vida longa. Se o carro for bem tratado ele poderá durar por muitos anos em um bom estado de conservação. Além disso, tendo os devidos cuidados, poderá economizar uma boa grana a longo prazo. Principalmente na hora de vender o carro, que continuará bem valorizado.

Então, siga algumas de nossas dicas para manter o seu veículo em bom estado.

Alinhamento do veículo

O alinhamento, junto com o balanceamento e o rodízio de pneus é vital para a conservação e segurança do veículo. Além de economizar uma boa grana na compra de pneus e outros acessórios.

O mais recomendável é que faça o alinhamento a cada 10.000Km, fazendo isso você irá prevenir do consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do automóvel e o desgaste do sistema de suspensão e direção. A longo prazo isso vai gerar uma economia tremenda, além de manter o veiculo bem valorizado e aparentemente novo.

Cuidado com as antenas

Por incrível que pareça, a antena é um objeto que os ladrões desejam muito, além do risco com os vândalos.

Se ela for do tipo telescópio, recolha antes de deixar o veículo, muitas pessoas quebram a antena dos carros pelo simples prazer de ouvir um “crack”.

Se a sua antena for do tipo rosqueado, tire ela e guarde-a em um local escondido dentro do carro, para que não seja visível do lado de fora.

Cuidado com os bancos do carro

Revestidos de tecido sintético

Mesmo os bancos que são revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes que os comuns, sofrem com manchas e cortes. É preciso ter cuidado ao manejar objetos cortantes no banco do carro.

Quanto à sujeira, o mais certo a se fazer é levá-lo em uma empresa de confiança para fazer uma lavagem.

Bancos de plástico

Os bancos de plástico podem ser limpos com um pano úmido, porém, é necessário que não deixe acumular muita sujeira ou poeira.

Bancos de couro

Os banco de couro também podem ser limpos com um pano úmido, os couros (bons) são impermeáveis, e não ficam quebradiços com o tempo. No entanto, é recomendável fazer uma hidratação no mesmo com vaselina a cada 6 meses, retire o pó com um pano úmido antes de passar a vaselina. Após o uso do produto espere por cerca de 3 horas para usar o veículo, para que assim o couro tenha absorvido a vaselina. Regiões muito quentes necessitam de uma manutenção do banco de couro com vaselina num espaço de tempo menor, cerca de 3 meses.

Procure sempre estacionar em local com sombra, pois o sol resseca o couro, causando rachaduras.

Cambagem

Cambagem é o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda. Esse ângulo influencia no rolamento das rodas, conseqüentemente no desgaste delas. Quando um carro está com desgaste irregular nas rodas é sinal de que uma manutenção é necessária.

Normalmente, a checagem da cambagem é feita junto com o alinhamento (a cada 10.000Km), é recomendável o uso de leitura eletrônica para determinar o ângulo correto, e se necessário, fazer o ajuste.

Essa é a primeira parte de um total de 3 artigos sobre os cuidados básicos com o seu veículo. Amanhã sairá a segunda parte do artigo.

Categorias: Automóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *