Dicas para criar um currículo de sucesso

Há algum tempo atrás, o Lemp fez um post falando sobre o primeiro emprego para recém-formados. Naquela época eu, Lucas, não era ainda autor no blog e fiz nos comentários (viu como é importante comentar ?) um texto muito legal sobre como montar seu currículo. Hoje venho divulgar ele pra vocês!Espero que gostem!
[Quão grande deve ser meu currículo?] – Seu currículo é um breve resumo de suas atividades profissionais e não da sua vida. Tenha consciência de colocar simplesmente aquilo que pode vir a interessar para a empresa.

[Mas, Lucas, tenho amigos que mentem no currículo para assegurar melhores vagas. Devo mentir também ?] – Nunca. Já diria minha mãe: Mentira tem perna curta. Se você tiver que mentir para pegar uma vaga, é que esta vaga não era para você. Deixe seu amigo que mentiu pegar. Dentro da empresa ele será testado por tudo aquilo que escreveu no currículo, quando a verdade vir à tona será bem pior pra ele do que para você.

[E a Internet ? ] – Hoje em dia muitos golpes são aplicados no candidato a emprego que procura sua vaga na internet. Ela é sem dúvida um ótimo meio para divulgação de informações, mas quanto ao currículo é mais interessante que você a utilize como uma ferramenta secundária. Vá até a empresa que quer a vaga, agende uma entrevista, deixe seu currículo lá e depois utilize a internet para saber mais da empresa, enviar uma carta de agradecimento, etc…

[ Entra quem tem o melhor currículo ?] – Infelizmente, o mundo é injusto. O candidato com maior chances de entrar em um emprego é aquele que possuir o maior NETWORKING e não o maior currículo. Networking é o grupo de relacionamentos que você adquire na sua vida. Amigos, ex-colegas, parentes, estes serão os responsáveis pelas maiores vagas que você conseguir. Por isso é sempre importante manter-se atualizado com aqueles que você conhece ou conheceu e de vez em quando tentar um contato rápido para mostrar que você está ali e pode ser útil.

[ Qual o diferencial num currículo ? ] – Olha, tecnicamente falando, sua graduação e sua experiência. Agora, pense bem: Se você estiver mandando seu currículo para uma grande empresa, milhares de currículos tão bons quanto o seu estarão em cima da mesa do pessoal do RH. O importante é que o seu chame a atenção.

– Lucas, chamar a atenção escrevendo com caneta hidrocor que brilha ?

Não, mulinha. Existem algumas táticas boas para aperfeiçoar seu currículo, aí vão:

1 – Faça um currículo limpo, sem muitos caracteres, algo que realmente pareça bonito de se ver.

2 – Evite ficar falando da sua vida no currículo, seja breve e objetivo.

3 – Anexe no seu currículo um bilhete para chamar a atenção do entrevistador. Escreva no bilhete algum dos motivos que o levam a querer trabalhar nessa empresa. Exemplo: Max Gehringer cita em seu livro que quando foi procurar emprego numa fábrica de salgadinhos escreveu: “Quero ajudar a fazer os salgadinhos que meus filhos comem.”

Simples e atrativo.

4 – Pretensões salariais e sua raça/cor não devem ser postos no seu currículo. O primeiro por uma simples razão: As empresas trabalham com faixas salariais pré-determinadas que podem, ou não, serem aceitas pelo empregado. O segundo porque o currículo é feito para mostrar suas aptidões profissionais e ponto final.

5 – Seja objetivo. Pense assim: você tem que saber quem é Georges Cuvier, para isso entrará na internet. Você encontrará dois sites: um que contém 4 páginas falando de toda vida de Georges Cuvier, seus parentes, suas obras, seus trabalhos, etc. E encontrará outro (wikipedia por exemplo) que contém 20 linhas fazendo um breve resumo da vida deste naturalista. Qual deles você leria ? Então, os empregadores também…

[ Consegui a entrevista, e agora. Como me comportar ? ] – Simples. Seja o que você pode ser. E não o que você costuma ser. Não é necessário mentir ou fingir ser alguém que você não é, mas aqui você deverá levar aos extremos suas qualidades e sua personalidade. Lembre-se que uma entrevista é composta de dois lados: o entrevistado e o entrevistador. Ele estará atento nas suas respostas e no seu comportamento, portanto não tente enganá-lo.

Na hora de dar respostas, seja claro e objetivo. Leve de um a dois minutos nas suas respostas. Não se extenda muito, porém também não dê respostas vagas como: “Sim, com certeza” e nem respostas egocêntricas como: “Tenho certeza que sou capaz”.

Antes de ir para a entrevista, preocupe-se em descobrir um pouco sobre a empresa, seu histórico, onde atua, seus principais produtos, entre outros tópicos. É interessante que você cite dados da empresa durante a entrevista, isso lhe diferenciará, e muito, dos outros candidatos.

Aqui vão 3 perguntas comuns em entrevistas com as 3 respostas que você deve dar (se não achar nada melhor pra falar):

1. “Qual é o seu maior defeito?”
R: “Sou perfeccionista”

2. “Gosta de trabalhar em equipe?”
R: “Sim, (…)” É importante que você preencha essa resposta com algum exemplo de trabalho em equipe, seja em trabalhos anteriores, seja na sua adolescência, demonstrando a praticidade da sua resposta.

3. “O que você espera se vier trabalhar aqui?”
R: “Contribuir.” – Somente isso.

Essas são algumas dicas que aprendi com Max Gehringer no seu livro: “Pergunte ao Max” (Editora Globo), onde ele reúne as perguntas enviadas para ele e respondidas na coluna da revista Época.

Espero que aproveitem. Dúvidas e sugestões, escrevam nos comentários ou entrem em contato comigo pelo meu e-mail: lucas@coisasdehomem.com  . Será um prazer tentar ajudar todos vocês!

Para acessar o tópico do Lemp que deu início a este meu comentário clique aqui.

Um grande abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *