Cravos e Espinhas – Os mitos da Acne

Ontem, quando minha namorada estava em um daqueles momentos especiais e fantásticos de espremer cravos em mim, fiquei pensando, mas por que merda realmente dá cravos e espinhas, nunca acreditei na teoria do chocolate. Então fiz uma pesquisa e deixarei tudo que agora sei para vocês aqui.

O que é?

A Acme é uma doença hereditária, cuja presença depende de hormônios sexuais. Por isso as espinhas e cravos começam a aparecer na adolescencia (época que começam a ser produzidos). Ela não atinge apenas os adolescentes, podendo ser na fase adulta, e até mesmo, surgir nessa idade, frequentemente em mulheres.

O aparecimentos dos cravos e espinhas ocorre por causa do aumento da oleosidade da pele, dando origem aos cravos pretos(abertos), e cravos brancos(fechados), Estas condições favorecem os microorganismos que provocam inflamações típica das espínhas.

Manifestações clínicas

A doença manifesta principalmente no rosto e no tronco, ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas varia de pessoa pra pessoa, sendo quase sempre de pequena intensidade.

Veja o quadro clínico de estágios, retirado do site: www.dermatologia.net

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

Acne Grau II: cravos e “espinhas” pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne Grau III: cravos, “espinhas” pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, “espinhas” pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

Os mitos da ACNE

Comida X ACNE

Batata-frita, chocolate, açucar, etc. Não tem nenhum efeito que foi comprovado sobre cravos e espínhas. Nenhum estudo científico até agora encontrou qualquer diferença significativa do grupo que ingere esses alimentos, e do grupo que não ingere.

Porém, estudo recente, comprova que o alto consumo de leite pode provocar cravos e espinhas, estudo dizem que pode ser causada por homônios presentes no leite de vaca. Frutos do mar, também gera alguns problemas com acne, mas são mínimos.

Higiene pessoal x ACNE

Apesar do que muitos dizem, espinhas não são causadas por higiene pessoal deficiente, ela não é causada pela sujeira. Os bloqueios da acne ocorrem profundamente dentro dos canais estreitos, onde seria impossível lavar. É aconselhável limpar a pele, porém não prevenirá cravos e espinhas, e uma limpeza mais forte, pode aumentar os cravos, ao danificar a pele.

5 contra 1 x ACNE

Apesar do que a grande maioria diz, não há evidencia ciêntifica que comprove que a masturbação pode causar cravos e espinhas.

Tratamento da ACNE

A doença sendo de longa duração e algumas vezes desfigurante, a acne tem de ser tratada desde o começo, de modo a evitar suas sequelas, que vão de cicatrizes na pele à distúrbios emocionais, pois altera a auto-estima dos jovens atingidos pela acne.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, desobstruindo os folículos, e controlando a proliferação das bactérias e da oleosidade. Medicamentos via oral também podem ser usados, depende da intensidade do quadro, geralmente altibióticos para controlar a infecção. A limpeza de pele, realizada por esteticistas capacitadas, tem ação importante esvaziando lesões nao inflamatórias (cravos), evitando que se transformem em espinhas.

Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.

Deixe um comentario