Como conseguir o primeiro emprego

A maioria pensa que ao sair da faculdade já estarão com emprego garantido, pelo fato de pussuir conhecimentos jovens e renovados de sua área.

O principal fato de uma empresa não contratar um funcionário é justamente não ter experiência necessária no mercado.

Algumas empresas exigem uma grade curricular muito boa para determinados cargos. (Confira a página trabalhe conosco do Google)

Alguns dos erros frequentes do recém formados são:

Mandar currículos errados.

Não mande currículos para endereços gerais. Deixe claro no seu curriculum qual pessoa ou empresa deseja atingir. Não enfeite seus currículos. Procure fazer uma coisa legível e fácil de se entender.

Não saia enviando e-mails com endereços à mostra, use a ferramenta “Cco” de seu e-mail, ou se preferir, mande um e-mail por vez, evitando que a empresa ache que você está desesperado atrás de uma vaga, podendo até mesmo, achar que você irá mentir para isso.

Procurar apenas na Net.

Claro, na internet existem diversos sites especificamente de empregos, com várias vagas disponíveis. Fora que a maioria dos estudantes já têm uma enorme familiaridade com a internet. Mas não se limite à essa ferramenta, saia e faça uma busca, tudo isso aumenta as chances de conseguir um bom emprego. Nem todas as empresas anunciam seus empregos na internet, justamente pela confiança nas informações verdadeiras.

QI, sim, é a chave. Não, não, QI é QUEM INDICA. Peça ajuda de amigos, parentes. Não tenha vergonha de dizer que está à procura de emprego. Todos eles podem conhecer uma pessoa influente na área que você quer atuar.

Saiba ouvir

Não dê uma de besta e fique falando sem parar. Ouça o que eles têm a dizer, colete informações da empresa em que irá atuar.

Pergunte sobre possibilidades de crescimento, assim deixará uma boa impressão. Peça sempre licença para fazer uma pergunta ou comentário.

Agradeça a oportunidade

Ao sair da entrevista, não diga apenas um seco tchau. O aconselhável é mandar um e-mail agradecendo a oportunidade. Mas cuidado para não parecer que está dispensando a oportunidade de emprego. Mostre que você está muito interessado no emprego.

Comentários que são úteis ao artigo

Lucas Floripa – visite o site do Lucas: http://www.sitedonew.com.br

Então Lemp, aqui vão mais algumas informações:[Quão grande deve ser meu currículo?] – Seu currículo é um breve resumo de suas atividades profissionais e não da sua vida. Tenha consciência de colocar simplesmente aquilo que pode vir a interessar para a empresa.[Mas Lucas, Tenho amigos que mentem no currículo para assegurar melhores vagas. Devo mentir também ?] – Nunca. Já diria minha mãe: Mentira tem perna curta. Se você tiver que mentir para pegar uma vaga, é que esta vaga não era para você. Deixe seu amigo que mentiu pegar. Dentro da empresa ele será testado por tudo aquilo que escreveu no currículo, quando a verdade vir à tona será bem pior pra ele do que para você.[E a Internet ? ] – Hoje em dia muitos golpes são aplicados nos candidatos à emprego que procurar suas vagas na internet. Ela é sem dúvida um ótimo meio para divulgação de informações, mas quanto ao currículo é mais interessante que você a utilize como uma ferramenta secundária. Vá até a empresa que quer a vaga, agende uma entrevista, deixe seu currículo lá e depois utilize a internet para saber mais da empresa, enviar uma carta de agradecimento, etc…
[ Entra quem tem o melhor currículo ?] – Infelizmente, o mundo é injusto. O candidato com maior chances de entrar em um emprego é aquele que possuir o maior NETWORKING e não o maior currículo. Networking é o grupo de relacionamentos que você adquire na sua vida. Amigos, ex-colegas, parentes, estes serão os responsáveis pelas maiores vagas que você conseguir. Por isso é sempre importante se manter atualizado com aqueles que você conhece ou conheceu e de vez em quanto tentar um contato rápido para mostrar que você está ali e pode ser útil.

Outro comentário do Lucas complementando (…)

[ Qual o diferencial num currículo ? ] – Olha, tecnicamente falando sua graduação e sua experiência. Agora, pense bem: Se você estiver mandando seu currículo para uma grande empresa, milhares de currículos tão bons quanto o seu estarão em cima da mesa do pessoal do RH. O importante é que o seu chame a atenção.- Lucas, chamar a atenção escrevendo com caneta hidrocor que brilha ?Não. Existem algumas táticas boas para aperfeiçoar seu currículo, aí vão:1 – Faça um currículo limpo, sem muitos caracteres, algo que realmente pareça bonito de se ver.2 – Evite ficar falando da sua vida no currículo, seja breve e objetivo.

3 – Anexe no seu currículo um bilhete para chamar a atenção do entrevistador. Escreva no bilhete algum dos motivos que o levam a querer trabalhar nessa empresa. Exemplo: Max Gehringer cita no livro dele que quando foi procurar emprego, numa fábrica de salgadinhos, escreveu: “Quero ajudar a fazer os salgadinhos que meus filhos comem.”

Simples e atrativo.

4 – Pretensões Salariais e sua Raça/Cor não devem ser postos no seu currículo. O primeiro por uma simples razão: As empresas trabalham com faixas salariais que podem, ou não, serem aceitas pelo empregado. O segundo por uma simples razão: o currículo é feito para mostrar suas aptidões profissionais e ponto final.

5 – Pense assim: você tem que saber quem é Georges Cuvier, para isso entrará na internet. Você encontrará dois sites: um que contém 4 páginas falando de toda vida de Georges Cuvier, seus parentes, suas obras, seus trabalhos, etc. E encontrará outro (wikipedia por exemplo) que contém 20 linhas fazendo um breve resumo da vida deste naturalista. Qual deles você leria ? Então, os empregadores também…

[ Consegui a entrevista, e agora. Como me comportar ? ] – Simples. Seja o que você pode ser. E não o que você costuma ser. Não é necessário mentir ou fingir ser alguém que você não é, mas aqui você deverá levar aos extremos suas qualidades e sua personalidade. Lembre-se que uma entrevista é composta de dois lados: o entrevistado e o entrevistador. Ele estará atento nas suas respostas e no seu comportamento, portanto não tente enganá-lo.

Na hora de dar respostas, seja claro e objetivo. Leve de um a dois minutos nas suas respostas. Não se extenda muito, porém também não dê respostas vagas como: “Sim, com certeza” e nem respostas egocêntricas como: “Tenho certeza que sou capaz”.

Antes de ir para a entrevista, preocupe-se em descobrir um pouco sobre a empresa, seu histórico, onde atua, seus principais produtos, entre outros tópicos. É interessante que você cite dados da empresa durante a entrevista, isso lhe diferenciará, e muito, dos outros candidatos.

Aqui vão 3 perguntas comuns em entrevistas com as 3 respostas que você deve dar (se não achar nada melhor pra falar):

1. “Qual é o seu maior defeito?”
R: “Sou perfeccionista”

2. “Gosta de trabalhar em equipe?”
R: “Sim, (…)” É importante que você preencha essa resposta com algum exemplo de trabalho em equipe, seja em trabalhos anteriores, seja na sua adolescência, demonstrando a praticidade da sua resposta.

3. “O que você espera se vier trabalhar contribuir aqui?”
R: “Contribuir.” – Somente isso.

Galera,

espero ter ajudado à complementar o excelente trabalho do Lemp.

Para todos aqueles interessados neste assunto recomendo o livro: “Pergunte ao Max” do Max Gehringer, editora GLOBO.

Ele reúne perguntas que foram respondidas na sua coluna na revista Época.

Um grande abraço e boa sorte !

Um comentário em “Como conseguir o primeiro emprego

  1. Achei interessante a abordagem do tema, por isso não pude deixar de comentar.
    Afinal, estou enfrentando a mesma situação, conseguir o primeiro emprego após a formação.
    É de suma importância você obter informações sobre o ponto de vista do empregador, ajuda muito. A começar pela elaboração de um bom currículo. Para isso pesquisei bastante sobre o assunto, inclusive para escrever uma carta de apresentação.
    Todas as dias acima são importantes, mesmo depois de uma entrevista, caso não seja selecionado, enviar uma carta de agradecimento ao empregador, faz com que você ganhe um destaque maior.
    No entanto, não querendo desanimar ninguém, “aquele que possuir o maior NETWORKING” tem grandes chances de ser contratado, talvez nem seja pelo currículo ou pela entrevista, mas pelo fato dele ser amigo do gerente, por exemplo. O famoso QI (quem indica). Querendo ou não também é importante ter alguém que dê lhe um UP dentro da empresa.
    Bom, no entanto tenho feito conforme manda o script e até hoje não consegui um emprego na área. Já enviei muitos currículos, principalmente por e-mail. Estou sem alternativas. Sei apenas que tenho que seguir outro caminho.
    Aceito opiniões a respeito.
    Provavelmente, tem pessoas que estão passando pelo mesmo problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *