Como aumentar a produtividade sem comprometer a vida pessoal.

Quando nós falamos de aumentar a produção imediatamente ligamos ao aumento do tempo de serviço, o que não é exatamente o correto. Aumentar a produtividade deveria no entanto ser o aproveitamento máximo das horas em que se trabalha, e assim conseguir mais resultados com menos tempo.

A vida profissional deve-se conciliar ao máximo com a vida pessoal, ninguém pode abrir mão de passar um tempo com a família ou amigos para trabalhar de forma excessiva.

Muitos pesquisadores já apontaram que uma pessoa que está bem na vida pessoal também estará na vida profissional, e para isso acontecer deve-se evitar grandes cargas de trabalho estressante. Para isso, existem inúmeros métodos para se obter uma boa produtividade sem prejudir o trabalho ou a vida pessoal, evitando o stress e assim melhorando a qualidade de vida e consequentemente a vida profissional.

Qual o seu período mais produtivo?

Todos têm um período onde é mais produtivo, e o que é mais preguiçoso e menos produtivo. Comigo mesmo acontece isso, no meu relógio interno sou assim:

Madrugada: Muito produtivo

Manhã: Muito produtivo

Tarde: Não faço nada direito

Noite: Consigo trabalhar, mas não com a mesma produtividade da manhã ou madrugada.

Eu estava tendo muitos problemas em relação à isso, como eu trabalho por conta própria como pro-blogger, não há problema algum, simplesmente eu tive que me organizar, e passei a acordar 4h da manhã para trabalhar, e na parte da tarde passei à descançar, ver filmes, jogar, relaxar de modo geral, e às vezes estudar programação Ruby On Rails, que é um assunto que gosto.

Procure achar o seu horário mais produtivo para trabalhar, caso você não tenha essa liberdade de horários como eu, procure de alguma forma melhorar sua produtividade nos seus piores horários, e quando você tem tempo para relaxar, faça-o.

Trabalhe em um local organizado

Se você trabalha em casa ou em um escritório, procure manter um ambiente favorável à produtividade, tente decorar o ambiente com cores claras, que favoreçam a tranquilidade, use algumas plantas verdes, tudo isso fatrá com que você possa ficar ali sentado sem ficar estressado facilmente. Você irá notar a diferença de trabalhar em um local bem organizado.

Mude o local de trabalho

Hoje vivemos o momento da mobilidade, e existem diversas opções para isso. Mesmo se você trabalha para uma empresa, é comum que elas adaptem sua forma de trabalho para a mobilidade de seus funcionários. Procure trabalhar em locais diferentes, em clubes, cafés, restaurantes favoráveis, em locais tranquilos que irão favorecer a produtividade e não compromete-la.

Se você não tiver essa mobilidade para escolher onde trabalhar, tente mudar o seu local de trabalho, mude a mesa de lugar, as plantas, o armário e sinta a diferença, com certeza irá trabalhar mais tranquilo.

Faça tudo que você puder para aumentar sua produtividade sem ter que aumentar a carga horária. Essas dicas podem parecer bobas, mas se usadas corretamente irão fazer grande diferença.

Minha fonte de replicação inspiração: Truques e DIcas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *