Câncer de próstata, como prevenir essa doença que assusta os homens.

Prevenir o aparecimento de qualquer tipo de câncer é diminuir drasticamente as chances de uma pessoa desenvolver essa doença. Normalmente a prevenção é feita através de ações que afasta a pessoa de fatores que propiciam o desarranjo celular nos estágios bem iniciais da doença, quando existem poucas células sofrendo as agressões que podem transformá-las em malignas, que recebe o nome de fatores de risco.

Além de evitar ações que são maléficas propiciando o aparecimento de câncer, é muito recomendável seguir coisas que são boas para a saúde.

E é essa a intenção desse artigo, mostrar como prevenir o câncer de próstata.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Ela têm participação na produção de sêmen, envolve a ureta, seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo aparelho sexual masculino tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes.

Como prevenir o câncer de próstata?

O câncer de próstata possui fatores de riscos identificáveis. Alguns desses fatores de risco são modificáveis, assim, pode-se alterar a exposição que cada pessoa tem e esse modo diminuir as chances de desenvolver esse tipo de câncer.

Existem também os fatores de proteção, que se a pessoa está exposta a sua chance de desenvolver o câncer diminui muito, entre esses fatores há também os que se pode modificar.

Dentre os fatores de risco e proteção para o câncer de próstata mais conhecidos e que podem sofrer modificações são:

Idade

O câncer de próstata é muito incomum em homens com menos de 50 anos. Porém, após essa idade, torna-se mais comum a cada ano que se passa. Por isso é crucial fazer exames de prevenção e detecção após os 50 anos.

Os exames mais comuns para detectar o câncer de próstata são:

  • Toque retal
  • Exame de ultra-sonografia transretal
  • Exame de PSA (antígeno prostático-específico)

Dieta

De acordo com médicos e nutricionistas uma dieta pobre em gordura (principalmente trans), rica em frutas e verduras diminui o risco de câncer. Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção.

Estudos com a Vitamina E, D, Selenuim e Lycopene são os mais consistentes para prevenção do câncer. Entretanto, é bom deixar claro que ainda há controvérsias sobre a capacidade dessas substâncias em diminuir a mortalidade associada a esse tipo de câncer, e não deixam claro a quantidade ideal que será benéfica à prevenção do câncer de próstata.

Família

Mais ou menos 15% dos homens que tiveram câncer de próstata possui algum familiar de 1º grau que tem ou teve a doença, ou seja, ter um pai, irmão ou filho com esse tipo de tumor é uma indicação muito alta de que deverá ter um cuidado maior com a saúde com o passar dos anos.

Raça

De acordo com pesquisas, homens negros têm mais chances de ter câncer de próstata que homens brancos, que por sua vez têm mais chances de desenvolver o tumor que os orientais. Aparentemente essa diferença se dá pelos níveis de testosterona circulante em cada raça. De qualquer forma, é recomendável que todos tenham cuidado e façam o exame de detecção, principalmente os negros que possuem um alto nível de desenvolvimento do tumor.

Prevenção com o uso de hormônios.

Estudos estão sendo realizados para definir o valor do uso de hormônios que se opõem à ação da testosterona, tentando assim diminuir as chances de desenvolver o tumor. Esse tratamento é recomendável em homens que possuem um risco muito elevado.

Deixe um comentario